VOLUS

Vale-combustível: tire as principais dúvidas sobre esse benefício

Quando se trata da mobilidade dos funcionários é preciso se planejar, principalmente com o aumento no preço da gasolina nos últimos meses. Além do vale-transporte, uma empresa também pode oferecer o vale-combustível, auxiliando, também, no deslocamento dos colaboradores que têm carro próprio. 

Há empresas que optam pelo reembolso do combustível, mas essa pode não ser a melhor alternativa para a gestão de despesas do negócio. Ficou em dúvida e quer entender mais sobre este benefício? 

Acompanhe este artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o vale combustível. 

O que é o vale combustível?

o que é vale combustível

O vale-combustível é um benefício que sua empresa pode proporcionar aos colaboradores, além do vale-transporte, que já é obrigatório. Com ele, cada funcionário pode abastecer em postos de combustíveis credenciados. 

Isso permite que a empresa seja faturada diretamente, sem a necessidade de utilização de dinheiro, cartões de crédito pessoais ou de débito.

Para que entenda melhor, o vale-combustível, que também pode ser entendido como auxílio combustível, permite que os condutores / trabalhadores paguem pelo combustível usando o cartão, em vez de dinheiro, crédito ou débito de uso pessoal.

Com isso, esse benefício pode ser uma ótima solução para sua empresa controlar custos de deslocamento e viagens dos colaboradores, por exemplo, simplificando a administração e gerenciando melhor as despesas de combustível.

LEIA MAIS | Gestão de benefícios: veja como a Vólus pode ajudar a sua empresa

O vale-combustível está na CLT? 

vale combustível clt

Diferentemente do benefício do vale-transporte, o auxílio combustível não está previsto na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Por lei, as empresas são obrigadas a oferecer o vale transporte a todos os funcionários, sendo que o vale-combustível pode ser opcional. 

Porém, o colaborador pode abrir mão do vale transporte, que é considerado verba salarial, e escolher receber o vale combustível. Assim, a empresa credita o valor mensalmente, que é  acumulativo, e podendo ser utilizado em qualquer posto de combustível credenciado. 

Em outras palavras, o funcionário tem a opção de escolher a alternativa mais viável para a sua rotina e para o seu conforto de mobilidade. 

Qual o valor do vale-combustível?

Geralmente, as empresas colocam o valor do vale-combustível igualmente ao valor descontado no vale transporte, que é de 6% do valor cobrado no transporte público. Mas alguns itens devem ser considerados, como: 

  • o preço do combustível;
  • a distância entre o local de trabalho e a residência do funcionário;
  • o cálculo de consumo do automóvel;
  • o perímetro urbano de atuação do trabalhador para fins comerciais.

Vale transporte ou vale-combustível?

vale transporte ou vale combustível

Quando falamos de benefícios para os funcionários, podem surgir dúvidas em relação sobre qual é ideal oferecer, principalmente quando se trata de leis trabalhistas. 

Como citamos acima, o vale transporte é um direito do trabalhador, que está previsto na CLT. Por isso ele é obrigatório. O funcionário pode requerer este benefício seja qual for a distância da sua residência até o local de trabalho. Porém, o trabalhador deverá ficar atento ao desconto em folha de 6% previsto em lei. Dessa forma, é preciso fazer cálculos para saber o quão é viável o recebimento em virtude desse desconto.

Já o vale-combustível é opcional. Mas ele é uma excelente opção para o colaborador que possui carro próprio. 

Oferecer também o benefício do vale-combustível em uma empresa mostra que ela está preocupada com as duas condições que podem existir para os funcionários: os que utilizam transporte público, e os funcionários que se locomovem em automóvel particular

Sendo assim, para decidir entre eles é preciso avaliar as necessidades da empresa e dos colaboradores. 

LEIA MAIS | Veja como implementar a Gestão de Frotas 

Vantagens do vale combustível 

vantagens do vale combustível

Há diversas vantagens em oferecer o vale-combustível, tanto para a empresa, quanto para os colaboradores. Vejamos algumas.

Mais vantajoso para funcionários que têm carro próprio 

Trabalhar em uma empresa que oferece, além do vale-transporte, o cartão combustível, é uma excelente opção para quem tem carro próprio, já que você pode abrir mão do primeiro, para receber o segundo. 

Além disso, utilizar cartões de combustível elimina completamente a necessidade de seus motoristas levarem dinheiro consigo para pagar o combustível ou até mesmo realizar crédito em conta corrente, trazendo possíveis passivos trabalhistas.

Esta é uma forma segura de viajar, pois elimina a necessidade de transportar no veículo quantias potencialmente grandes de dinheiro, que podem ser facilmente perdidas. 

Melhor opção para equipes externas 

Geralmente, as equipes externas de uma empresa, como promotores de venda e entregadores, estão sempre se locomovendo de acordo com a necessidade da empresa. 

Por isso, o vale combustível em cartão é ideal para esse profissional, já que permite, por exemplo, que ele abasteça em diversos postos credenciados pelo cartão, ganhando tempo sem precisar se deslocar para determinados postos sempre que precisar realizar um abastecimento. Isso é muito comum em empresas que possuem convênios diretos com postos.

Melhor gestão da despesa

O benefício será usado, ​​exclusivamente, em postos de abastecimento de credenciados, que podem apresentar um valor de combustível mais acessível. 

Com isso, o tempo de administração é reduzido. Isso acontece porque se elimina a necessidade de reconciliar manualmente as compras e os recibos de combustível. Isso significa menos tempo e menos dinheiro gasto nessas atividades, graças aos registros digitais gerados automaticamente.

Dependendo do tipo de cartão de combustível que você escolher, só permitirá que você reabasteça em alguns postos. Isso reduzirá a fraude de combustível, que pode drenar enormemente as despesas da sua empresa.

Evita o controle manuais de gastos

Independentemente de sua empresa ser grande ou pequena, cada organização pode reduzir significativamente a quantidade de papelada e administração, introduzindo cartões de combustível.

Quando o colaborador opta pelo vale combustível, a empresa estipula um valor mensal e credita esse valor para ser utilizado em qualquer posto de combustível credenciado.

Ou seja, ele funciona como um cartão pré-pago, feito de maneira nominal ao funcionário que recebe o benefício. 

Sendo assim, utilizar um cartão combustível beneficia a empresa, já que ela cria autonomia para o funcionário, evitando maiores burocracia, não sendo necessário apresentar cupons fiscais de abastecimentos, por exemplo.   

Como contratar o vale combustível? 

Agora que você entende melhor como funciona o vale-combustível pode melhorar a gestão de uma empresa e oferecer mais uma opção de deslocamento dos colaboradores, é importante selecionar o vale combustível certo para sua empresa. 

O cartão combustível da Vólus é exclusivo para pagamentos em nossa rede de postos credenciados. Com ele, você elimina a necessidade de ter vales, burocracia e controles manuais na sua gestão. Afinal, ninguém precisa ter mais trabalho com isso, não é mesmo? 

O vale-combustível é uma alternativa que pode melhorar desde a gestão de contas da organização até o engajamento e conforto dos seus colaboradores. Então, faça as contas e veja como esse cartão sai mais vantajoso.

solicitar proposta vólus


Compartilhe