VOLUS

O que são benefícios flexíveis? Conheça as vantagens para empresa e funcionário

Oferecer mais liberdade de escolha para os colaboradores tem se tornado uma prática frequente nas organizações, principalmente se tratando de benefícios flexíveis. 

Além de ser um dos pilares para a retenção de talentos, cada funcionário tem a sua realidade e necessidade. Assim, quanto mais flexibilidade, melhor a sua gestão de benefícios e satisfação dos colaboradores. 

Os benefícios flexíveis são uma solução única. Ou seja, em um único cartão a sua empresa pode concentrar os principais benefícios para um funcionário, adaptando-se à realidade da organização e das necessidades dos funcionários. 

Neste artigo, entenda o que são os benefícios flexíveis e veja porque um único cartão pode simplificar ainda mais a sua gestão de benefícios.  

Acompanhe!

O que são benefícios flexíveis?

Benefícios flexíveis são um pacote de benefícios. Ou seja, é uma solução que reúne tudo em somente um cartão, de acordo com as necessidades dos colaboradores e a realidade da empresa. Essa é uma tendência de unificação de várias vantagens em um único cartão. 

Desse modo, a empresa disponibiliza esses benefícios para a sua equipe, permitindo que seus empregados tenham acesso a vantagens que são essenciais no dia a dia das pessoas. E ainda, facilitando a gestão por parte da organização. 

Além disso, cada negócio pode personalizar aquilo que deseja oferecer, fazendo com que seus colaboradores utilizem o benefício de acordo com a realidade prevista pela empresa para seu time profissional. 

Esse termo começou a ser fortemente utilizado em 2017, após a reforma trabalhista. Devido a isso, essa solução de unificação está prevista nos artigos 457 e 458, permitindo que benefícios como vale-alimentação, vale-refeição, saúde, educação, cultura e, recentemente, o home office fossem disponibilizados em um só cartão. 

LEIA MAIS | Conheça o Cartão Vólus Alimentação e as vantagens para a sua empresa! 

Quais as vantagens dos benefícios flexíveis para os colaboradores? 

Os benefícios flexíveis otimizam a dinâmica da empresa em vários pontos, pois o trabalhador terá maior poder de compra e liberdade e a companhia contará com profissionais mais motivados, além de maior economia de custos e tempos para o RH. 

Assim, os colaboradores podem ter uma maior autonomia assim que receberem o cartão. As empresas que oferecem esses benefícios flexíveis demonstram o cuidado com as necessidades e com o bem-estar dos colaboradores, além de ser um meio de valorizar cada um deles de maneira individual.

As empresas que adotam essas práticas ainda podem ser ranqueadas como aquelas em que são consideradas as melhores para se trabalhar..

Ressalta-se que a equipe de RH da empresa deve está sempre atenta em sanar todas as dúvidas em relação daquilo que é melhor ou não para os seus funcionários. 

O aumento do nível de satisfação dos trabalhadores otimiza também os indicadores diretos de RH, como absenteísmo e turnover. 

Sem falar do índice de aprovação às vantagens disponibilizadas, proporcionando melhoria do clima organizacional e motivacional. 

E as vantagens dos benefícios flexíveis para as empresas? 

Com os benefícios flexíveis, a gestão dos benefícios se torna infinitamente mais fácil. Isso é possível porque todas as soluções estarão concentradas concentradas em somente um cartão. 

Nesse cartão, você poderá construir todo o portfólio de benefícios da sua empresa, incluindo aqueles que fogem do tradicional, como vale cultura, home office. 

LEIA MAIS | Plano de benefícios: entenda o que é e como construir na sua empresa 

O que a empresa pode oferecer como benefício flexível?

São vários os benefícios flexíveis que as empresas podem oferecer para seus colaboradores. Veja alguns deles a seguir.

Alimentação e Refeição

Cartões como de alimentação e refeição podem ser utilizados em diversos estabelecimentos como mercados, restaurantes, padarias etc.

Esse é um tipo de benefício que apresenta ganhos reais para os trabalhadores, sem custos de encargos sociais. Sua utilização é exclusiva para o consumo de alimentos e refeições prontas.

Além disso, o seu usuário conta com total controle de suas compras por meio de um aplicativo, com total possibilidade de gestão do saldo, permitindo que os funcionários tenham uma qualidade de vida muito melhor. 

Vale Combustível (Mobilidade)

Muitas empresas contam com gastos referentes ao deslocamento de funcionários. Para isso, o cartão combustível é uma excelente opção. Dessa forma, no cartão de benefícios flexíveis ele pode ser incluído como uma solução de mobilidade. 

Ou seja, não somente a aceitação em uma rede credenciada de postos, bem como na utilização para pagamento de estacionamentos, aplicativos de mobilidade, passagens de ônibus e trens.

Desta maneira, o benefício elimina o uso de vales, requisições, controles manuais, além de simplificar a gestão do seu negócio com apenas o uso do cartão. 

Cultura 

O vale cultura é um benefício criado para negócios que desejam proporcionar aos seus colaboradores acesso à cultura. Ou seja, são várias opções como cinemas, livrarias, teatro, shows, museus, exposições, entre outros eventos culturais. 

Saúde

O benefício de saúde é um crédito concedido pelo empregador ao trabalhador para uso exclusivo em uma rede de estabelecimento na área da saúde, seja em farmácias para compras de medicamentos, artigos médicos e ortopédicos, óticas, atendimento médico, e de saúde bucal.  

É uma excelente maneira  de melhorar a saúde dos funcionários, o que reflete na redução dos índices de presenteísmo e absenteísmo. 

Educação

Vários negócios já entenderam a importância da educação no crescimento dos seus funcionários. Por conta disso, oferecer o auxílio-educação para custear aulas de idiomas, cursos online, especializações, entre outros, é uma excelente maneira de melhorar a vida da sua equipe. 

Esse benefício flexível torna seu negócio mais atrativo para candidatos que consideram o incentivo à educação essencial, já que ajuda o seu desenvolvimento educacional. 

Home Office

A covid-19 impactou bastante o ambiente corporativo e empresas e colaboradores precisaram se adaptar a essa nova realidade. 

Para atender esse novo público, surgiu o auxílio home office, uma solução que possibilita creditar um valor determinado de ajuda de custos para que os colaboradores possam arcar com suas despesas básicas no uso de suas funções trabalhistas dentro de casa, seja no pagamento de contas como de internet, como de materiais de escritório.

Também é possível comprar em parceiros exclusivos com esse benefício, que está se tornando um coringa em tempos de trabalho remoto. 

Como você viu ao longo do texto, são diversas as vantagens em adotar os benefícios flexíveis na sua empresa. Quanto mais diversificada essa reunião de itens for, melhor será sua capacidade de atender às expectativas e necessidades dos seus funcionários.

E a Vólus será sua melhor parceira nesse momento, uma vez que oferece várias opções para a sua corporação. Lembre-se de que um colaborador satisfeito com o seu negócio refletirá diretamente em maior produtividade no seu negócio.

Sendo assim, adote os benefícios flexíveis na empresa e veja como essa opção faz toda a diferença para você e para sua equipe.

Gostou deste conteúdo? Entre em contato conosco e saiba como podemos gerir benefícios em sua organização!

Compartilhe